sábado, 4 de maio de 2013

Escola Municipal Willy Barth completa 50 anos de fundação

Foto: Luiz Fernando Cerni

A colonização de Vila Planalto hoje denominada Planalto do Oeste, iniciou-se em 1962 sendo os primeiros colonos, originários do município de Santa Rosa do Rio Grande do Sul, a maior parte de origem germânica.

Sentindo a necessidade de cultura para o povo, começou-se a preocupação com a escola.

A comunidade contou com a colaboração do Senhor Willy Barth, diretor da companhia de terras da região, que doou o lote onde foi construída a escola, e por esse motivo recebeu o seu nome.

Pioneiros: Alguns pioneiros de Vila Planalto muito colaboraram para a implantação da Escola Municipal Willy Barth na comunidade. Convocaram a primeira reunião para construí-la, a qual contou com a presença dos seguintes pais: Jacob Wiedmann, Reimpoldo Schwaiez, Alfredo Grams, Elemar Schneider, Ernesto Wedmann, Telmo Bubans, Carlos José Eich, José Manoel da Silva, Fridolino Schulz, lfredo Muneven, Lauro Roehz, Georg Glatz, Wanibaldo Zochentz, Alfredo Mertins, Alberto Preiss, Evaldo Kelm, Ervino Schindler, João Carlos Hoffmann e Reivaldo Kreulich.

Aos 13 dias do mês de maio de 1963 iniciaram-se as atividades escolares na Escola Municipal Willy Barth. Contando com uma professora, Idalina Constança Jeziorny, a qual passou por muitas dificuldades, pois não era assalariada e recebia apenas gratificações dos pais dos seus alunos.


Professora Idalina, a primeira professora da Escola - Foto: Luiz Fernando Cerni

As condições da única sala de aula eram precárias, não tinha porta e nem janelas, a professora Idalina também fazia a limpeza junto com os alunos nos sábados. As primeiras classes foram feitas pelos próprios pais que doaram as toras, e as serrarias se prontificaram a doar a serragem.

Com o aumento dos alunos aumentou também o trabalho da Professora Idalina que então contou com o trabalho voluntário de Inês Jeziorny e da Dona Maria Hettwer.

A primeira festa da escola foi feita no dia 12 de  junho de 1966. Nos anos 70, foi construído o Pavilhão da Escola, que era para uso para toda a comunidade, festas de igrejas, casamentos, etc.

Em 1976, com o aumento do número de alunos a escola também aumentou, tendo 4 salas, cozinha, banheiro e secretária, também foram contratado mais professores.

As atividades escolares, que oferecessem o ensino de quinta a oitava séries tiveram inicio no dia 21 de fevereiro de 1985, com duas turmas de quinta série, tendo um total de 70 alunos, sendo o Estado do Paraná, a entidade que mantinha o estabelecimento de Ensino.

A primeira diretora escola, formada em 1962 era composta por:

1º Presidente: Jacob Wiedemann
2º Presidente: Wanibaldo Zochentz
1º Secretário: Geord A. W. Glatz
2º Reivaldo Kreulich
1º Tesoureiro: Ervino Schindler
2º Alfredo Mertens

A Escola na Atualidade...

Atualmente a escola está sob direção da professora Elenir Mittanck Bourscheid. Tendo 90 alunos matriculados.

O quadro de professores atualmente está composto pelas professoras: Maria Petry, Eliane Englert Hettwer, Neiva Rosana Ragasson, Lori Hartwig, Fabiana Moreno Silveira Batista, Kerlyn Tatiana Schulz Niesreald, Agatha Gabrielli Schneider e Daniele Worlkmer.

Sendo a professora Lori Harttwig, a professora que está a mais tempo exercendo o cargo, nada mais nada menos do que 25 anos de pura dedicação.

A secretaria está a cargo de Greici Marli Hardt Morgenstern. A colaboradora responsável pela merenda escolar atualmente é Luciane Alice Riechel. E a responsável pelos serviços gerais é a colaboradora Sereni Eisen.

Escola Estadual do Campo de Planalto...

Atualmente escola está sob direção da professora Ivone Francisco da Silva. Tendo 54 alunos matriculados.
O quadro de professores atualmente está composto por: Ani Marli Kamien Stern, Hari Baumgart, Kelli Diane Hein, Luciane Englert, Nilton Englert, Pamera Pereira, Suelice Rinaldi, Juliana Muller, Marli Juan, Roberta Zimmermann, Rosemeri Schallemberger Philippsen, Margarida Steffler, Karine Bar.
A coordenação pedagógica está a cargo de Andréia Ana Philippsen Weber.

Atualmente a APMF está composta por:

Presidente: Lineu Baumann                          Vice: Wanderlei C. Hitz
Tesoureiro: Jair J. Meinerz                            Vice: Joselito I. Schutz
Secretária: Lori Harttwig                                Vice: Roseli Gundt.


Foto: Luiz Fernando Cerni














Foto: Rodrigo Fernandes

Foto: Rodrigo Fernandes

Fonte: Secretária da Escola