segunda-feira, 27 de maio de 2013

Nova Santa Rosa faz programação envolvendo toda a comunidade


A Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, realizou reuniões com profissionais de educação física das escolas municipais e estaduais, do Projeto viver, Cmei, e Projeto ABC, Acinsar e Indústria de Refrigeração Bucholz para organizar as atividades que serão desenvolvidas no Município no Dia do Desafio, que ocorrerá nesta quarta-feira (29), sob a organização do Departamento Municipal de Esporte. 

Para instigar a competição, duas cidades brasileiras são previamente definidas para se enfrentarem e a que conseguir a maior quantidade de pessoas fazendo exercícios, nesta quarta-feira (29), será a vencedora. Nova Santa Rosa participa do desafio e enfrenta o município de Mariana Pimentel (RS).

PEDÁGIO

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, por meio do departamento de Esporte, em parceria com entidades e empresas parceiras estarão promovendo um pedágio do Dia do Desafio nesta terça-feira (28), a partir das 10h, em frente à Praça da Bíblia, em Nova Santa Rosa. 
  
PROGRAMAÇÃO

A programação oficial de Nova Santa Rosa ocorre na quarta-feira (29) e envolve atividades como caminhada, alongamento, dança, jogos de futsal, ginástica e passeio ciclístico, envolvendo as escolas municipais, estaduais, Cmei, Projeto ABC, Projeto Viver, empresas e a comunidade em geral da sede e dos distritos de Planalto do Oeste, Alto Santa Fé e Vila Cristal.

Os exercícios começam às 7h30 com atividade física praticada pelos servidores no Pátio da Prefeitura e encerram-se às 21h, com o Circuito Costa Oeste de Futsal Feminino Adulto, em uma partida entre Nova Santa Rosa e Pato Bragado.

VESTILONGO E GRAVATEX

Antes desse jogo, no entanto, a partir das 20h15 ocorrerá a partida de Futsal entre as equipes do Vestilongo e Gravatex. O time do Vestilongo é formado por homens vestidos de mulher, inclusive usando salto, que joga contra time do Gravatex formado por homens usando terno, gravata e sapato social. 

RUA ANIMADA

Outra atividade do Dia do Desafio será a Rua animada, que consiste em convidar os funcionários dos estabelecimentos comerciais a dançar ou pular corda. A ação ocorrerá em vários pontos da cidade com carro de som ficando 15 minutos em cada local, a partir das 13h30, com saída em frente à Idealize Materiais de Construção, subindo a Avenida Santo Cristo até o final e depois passando pela Avenida Horizontina, fazendo o trajeto até a Metalúrgica Bucholz e finalizando na Prefeitura de Nova Santa Rosa.

COMO PARTICIPAR

Para participar do Dia do Desafio, o munícipe deve apenas informar que ele, ou um grupo de amigos, praticaram algum tipo de atividade física neste dia. Essa informação pode ser passada pelo telefone 0800 643 6690 ou pelo site www.sescpr.com.br, das 7h às 21h e, ao final, os dados serão computados e os números de cada cidade serão contabilizados para anunciar os vencedores.

HISTÓRIA

O Dia do Desafio foi criado nos anos 80, no Canadá, é um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos em uma competição amigável entre cidades.

O movimento é coordenado pelo Sesc e promovido mundialmente pela TAFISA (The Association for International Sport for All). Em 2013, a 19ª edição do Dia do Desafio é uma das ações da campanha Move Brasil, que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país até o ano de 2016. A ideia do Dia do Desafio é envolver pessoas de todas as idades, classes sociais e profissionais na prática de qualquer tipo de esporte e atividades físicas.

BOX
PROGRAMAÇÃO DO DIA DO DESAFIO

28.05.2013 – TERÇA-FEIRA

10h – Pedágio: Dia do Desafio (Praça da Bíblia)

29.05.2013 – QUARTA-FEIRA

07h30 - Atividades no Pátio da Prefeitura

08h - Atividades na Prefeitura

11h - Atividades no Centro de Saúde Lídia Boll

DISTRITOS

8h30 - Caminhada e Passeio Ciclístico no Distrito de Alto Santa Fé. Saída na escola.

9h30 - Caminhada e Passeio Ciclístico no Distrito de Planalto do Oeste. Saída na escola.

10h30 - Caminhada e Passeio Ciclístico no Distrito de Vila Cristal. Saída na escola.

14h30 - Atividades com os alunos na Escola Estadual do Campo de Planalto.

15h30 - Atividades/ Brincadeiras com os alunos na Escola Municipal Arnaldo Busato.

SEDE

8h30 - Passeio Ciclístico com os alunos do Colégio Estadual Marechal Gaspar Dutra. Saída no Colégio.

9h30 - Atividades no CMEI Asilda Röpke – musicalização e após circuito de atividades e brincadeiras.

9h30 - Atividades no Projeto ABC – brincadeiras de roda (“Carrocinha Pegou” e “Esta é a História da Serpente”).

9h45 - Desafio de Jiu-Jitsu no Colégio Estadual Marechal Gaspar Dutra.

10h - Alongamento e Caminhada com os alunos da Escola Municipal Getúlio Vargas.

14h - Atividades no CMEI Asilda Röpke – musicalização e após circuito de atividades e brincadeiras.

15h30 - Alongamento na Praça da Bíblia com Idosos.  

16h - Caminhada com os alunos da Escola Municipal Getúlio Vargas e alunos do Colégio Estadual Marechal Gaspar Dutra.

16h - Atividades no Projeto ABC – brincadeiras de roda (“Carrocinha Pegou” e “Esta é a História da Serpente”).

18h45 - Início das Atividades no Ginásio de Esportes com o Desafio de Futsal Professores x Alunos.

19h15 - Circuito Costa Oeste de Futsal Feminino Adulto – Mercedes x Quatro Pontes.

20h15 - Partida de Futsal: “Vestilongo e Gravatex”- (time de homens vestidos de mulher contra time de homens de terno e gravata). 

21h - Circuito Costa Oeste de Futsal Feminino Adulto – Nova Santa Rosa x Pato Bragado.
Dia todo: atividades no Projeto Viver – Gincana e Brincadeiras.